Você sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato?
14 de fevereiro de 2023Tudo o que você precisa saber sobre a lente de contato
10 de março de 2023Você sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato?
14 de fevereiro de 2023Tudo o que você precisa saber sobre a lente de contato
10 de março de 2023Saiba o que é astigmatismo e como tratá-lo
Entre as queixas mais comuns que chegam nos consultórios de oftalmologia estão os sintomas que deixam a visão da pessoa embaçada ao enxergar objetos próximos e distantes. Ainda que esse problema faça parte da vida de muitas pessoas, poucas sabem o que é astigmatismo.
Se você foi diagnosticado com essa doença pelo seu médico e quer entender melhor o que é astigmatismo, quais são as causas e o tratamento, fique conosco. Vamos falar também sobre o tipo de lente de contato fabricado para corrigir a situação com eficiência e conforto.
O que é astigmatismo?
A formação da imagem desfocada define muito bem o que é astigmatismo. A sua causa vem de uma alteração no formato da córnea que, ao invés de ser redonda como deve ser, nos astigmatas é ovalada. Essa modificação faz com que a luz se refrata por pontos diferentes da retina e não foque em um só lugar.
O astigmatismo pode aparecer associado à miopia e à hipermetropia e deve ser tratado quanto antes. Nas crianças, o tratamento é ainda mais urgente porque além de atrapalhar a vida escolar, pode provocar ambliopia — desenvolvimento reduzido de um dos olhos.
Quais são os sintomas?
A visão com astigmatismo é desfocada, independente da distância do objeto que esteja na frente. Contudo, existem outros sinais que podem indicar a presença da enfermidade. Vamos listar, abaixo, os sintomas mais comuns. Então, aproveite para conferir se identifica algum em você ou em alguém da sua família.
• Cansaço nas vistas;
• Olhos secos;
• Olhos lacrimejando;
• Dor de cabeça e enjoo;
• Limitação visual à noite;
• Necessidade de apertar os olhos para conseguir enxergar melhor.
Quais são as causas do astigmatismo?
Como dissemos anteriormente, as pessoas portadoras dessa disfunção possuem o formato das córneas ovaladas. Essa alteração pode ser hereditária ou surgir ao longo dos anos como resultado das piscadas que damos diariamente.
A doença também pode ser provocada por algum trauma nos olhos, como o ceratocone, por exemplo. Essa enfermidade deixa as córneas em formato de cone e se apresenta com a mudança frequente de grau. Confira outras características do ceratocone.
• Coceira nos olhos;
• Dores de cabeça;
• Fotofobia;
• Visão embaçada;
• Arco luminoso em torno das luzes.
Saiba como tratar o astigmatismo
Além de saber o que é astigmatismo, é importante saber como tratá-lo corretamente. O tratamento mais comum dessa doença é por meio do uso de óculos ou lentes com grau. Isso porque esses acessórios corrigem a ocorrência das luzes, ajustando o grau à curvatura da córnea.
Porém, em alguns casos, a cirurgia refrativa é a melhor opção para solucionar de vez o problema. O procedimento pode ser feito em pessoas com mais de 20 anos e que estejam com o grau estabilizado.
Conheça os tipos de lentes mais indicados
O mercado oferece dois tipos de lentes de contato diferentes: as gelatinosas e as rígidas. As duas atendem a demandas específicas. Enquanto as rígidas são indicadas para graus mais altos ou em casos de ceratocone, as gelatinosas corrigem miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia.
A lente para astigmatismo mais indicada é a tórica, que faz parte do grupo das gelatinosas e se adapta muito bem aos olhos. As características principais dela são a espessura mais fina e a estabilidade necessária para corrigir as imagens distorcidas.
Saiba quais são os graus de astigmatismo
A consulta com o oftalmologista é a melhor maneira de confirmar a presença dessa doença que faz com que a pessoa enxergue mal — de perto e de longe. É por meio do médico também que você vai conhecer o tipo de lente que vai precisar utilizar.
Os exames realizados durante o momento com o especialista vão identificar qual é o tipo e o grau da sua condição ocular. Eles podem ser de nível baixo, equivalente até três graus; moderado, de três a seis graus e, por fim, o nível alto, acima de seis graus.
Quanto tempo duram as lentes para astigmatismo?
As lentes que corrigem essa enfermidade apresentam diferentes prazos de descarte — diário, quinzenal, mensal e anual. Seja qual for o tempo de uso, ele deve ser respeitado para evitar problemas nos olhos.
O período ideal de utilização das lentes deve ser indicado pelo médico oftalmologista que consegue, com base nas perguntas e análise do perfil do paciente, fazer a melhor escolha. Se você está iniciando o uso das lentes ou é um esportista, as lentes diárias são a opção mais acertada.
Como cuidar das lentes para astigmatismo?
A higienização, o manuseio e a armazenagem das lentes são fatores cruciais para uma boa experiência com esse tipo de tratamento. Para isso, existem cuidados que os usuários precisam adotar diariamente.
Nunca utilize água para limpar ou armazenar as lentes. Para essa missão foi criada a solução de limpeza. A segunda dica é não deixar de adquirir o estojo para guardar as lentes quando elas não estão sendo usadas. E, finalmente, nunca durma com elas nos olhos, do contrário eles podem ficar irritados ou contrair infecções.
Encontre suas lentes na Lentes Web
Agora que você já sabe o que é astigmatismo e consegue, a partir das nossas informações, identificar a doença, as suas causas e os tratamentos, chegou a hora de escolher, a partir das orientações do seu oftalmologista, as suas lentes.
Acesse o site da Lentes Web e confira a variedade de produtos voltados para o tratamento desta e de outras disfunções visuais. Você vai ver como pode ser muito fácil ter qualidade de vida utilizando as melhores lentes do mercado.