Saiba como guardar lente de contato da forma correta
16 de janeiro de 2023Você sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato?
14 de fevereiro de 2023Saiba como guardar lente de contato da forma correta
16 de janeiro de 2023Você sabe quanto tempo pode ficar com lente de contato?
14 de fevereiro de 2023Saiba como guardar lente de contato da forma correta
Todo mundo sabe que as lentes são feitas para corrigir a visão de pessoas que apresentam disfunções como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Porém, a dúvida mais comum entre os usuários é com quantos anos pode usar lente de contato.
Este artigo é voltado, principalmente, para os pais de crianças que precisam iniciar o tratamento de visão. Vamos esclarecer com quantos anos pode usar lente de contato, quais são os tipos de lentes e como funcionam. Por isso, fique até o final e tire todas as dúvidas sobre o uso de lentes.
Crianças podem usar lentes a partir de qual idade?
Essa é uma resposta que não pode ser dada de forma objetiva. Afinal, a idade certa depende da indicação do oftalmologista e do nível de amadurecimento da criança, visto que ela vai ser a responsável por fazer o uso correto do produto.
Geralmente, crianças com 10 a 12 anos já conseguem fazer a aplicação, higienização e manutenção das lentes, mas, ainda assim, os responsáveis precisam acompanhar de perto todo o processo. Também existem casos excepcionais de bebês com indicação de uso de lentes. Porém, para estes, os cuidados dos pais devem ser ainda maiores.
Quais são os benefícios das lentes?
Por isso, mais relevante do que saber com quantos anos pode usar lente de contato, é conhecer o que elas podem trazer de positivo. Caso o especialista considere que a adaptação às lentes é possível, a saúde dos olhos está garantida, já que elas possuem hidratação e proteção contra raios UV.
Sem falar que as lentes favorecem os usuários esportistas, pois possibilitam o conforto que os óculos de grau não trazem. A praticidade é mais um benefício da lente de contato, uma vez que é fácil de ser colocada e retirada. Ainda, ela proporciona maior liberdade para o campo de visão.
Como funciona o uso de lentes em crianças?
Além de se certificar com quantos anos pode usar lente de contato, é muito importante conhecer o funcionamento dela em crianças. Fora o protocolo de conservação e limpeza, o uso do produto deve se adaptar à rotina dos pequenos, para não ser fonte de preocupação no futuro.
Pode usar lentes na natação?
A resposta é sim. Ainda assim, o uso de óculos de proteção continua sendo fundamental para evitar infecções bacterianas. Sem os óculos, o cloro pode aderir à lente de contato e provocar irritação nos olhos.
Pode dormir com as lentes?
O recomendado é que o usuário não permaneça com as lentes durante o sono para evitar problemas, já que o produto não deixa de ser um objeto estranho para o corpo. Por isso, o uso das lentes não deve ultrapassar dez horas, mesmo durante o dia.
É preciso usar muitos produtos nos cuidados com as lentes?
Apenas a solução de limpeza para lentes é suficiente para manter o produto higienizado e seguro para utilização. Dessa forma, não é necessário investir em muitos artigos para que os olhos da criança se mantenham protegidos.
É necessário lavar as mãos ao manusear as lentes?
Sim. Para aplicar e retirar as lentes, as mãos precisam estar lavadas e secas. Por esse motivo, a criança precisa estar consciente da importância de cumprir o protocolo e os pais devem estar atentos para garantir que ele seja cumprido.
Quem pode usar lentes de contato?
Como vimos, os critérios para definir quem pode usar lente de contato são indicação médica e maturidade para seguir corretamente o protocolo de limpeza e conservação. Sem isso, o uso de lentes pode ser um grande risco para a saúde dos olhos.
Caso o especialista faça a indicação do uso de lentes, o próximo passo é conhecer os tipos disponíveis no mercado. Contudo, você sabe qual o modelo de lente certo para a sua visão?
Conheça os tipos de lentes de contato
O tipo de lente ideal para você ou para seu filho deve ser escolhido pelo oftalmologista, que, além de diagnosticar a disfunção nos olhos, vai avaliar a sua rotina para, só aí, identificar a lente mais adequada. Confira, a seguir, as opções existentes no mercado.
Lentes de contato rígidas
O material utilizado nas lentes rígidas traz maior durabilidade e resistência contra bactérias. Antes, a adaptação era mais difícil por conta da rigidez, porém, hoje, esse modelo de lente possibilita maior passagem de oxigênio para os olhos, proporcionando maior conforto. Elas são indicadas para tratamento de graus altos de astigmatismo e miopia.
Lentes de contato gelatinosas
Possui grande quantidade de água na sua composição, tornando a adaptação quase imediata. Por terem silicone e hidrogel em sua composição, elas são permeáveis ao oxigênio. Assim, as lentes gelatinosas são ideais para o tratamento de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia em diversos graus.
Quanto tempo duram as lentes?
As lentes mais finas são feitas para uso no período de 1, 15, 30 e 60 dias. Já as mais grossas podem durar até 1 ano. Saber quanto tempo dura lente de contato facilita a escolha da mais adequada.
Há desde as diárias — perfeitas para quem não quer ter trabalho com a limpeza e conservação — até as anuais — mais em conta, porém exigem dedicação para manter o produto íntegro, sem ser um risco para a saúde
As melhores lentes estão na Lentes Web
Agora que você já sabe com quantos anos pode usar lente de contato e o que é necessário para escolher o produto certo para o seu tratamento ocular, chegou a hora de inaugurar essa fase.
Na Lentes Web, você encontra as melhores marcas e uma variedade de lentes coloridas ou não, com e sem grau. Não deixe de acessar o site e conhecer os nossos produtos. Estamos à sua espera, para oferecer o que existe de mais moderno no mercado.