Saiba como usar lentes de contato com grau

 

Saiba como usar lentes de contato com grau


Saber como usar lentes de contato com grau da forma correta é muito importante para evitar qualquer tipo de problema que comprometa a saúde dos olhos. É fato que elas são mais práticas do que os óculos de grau, mas é preciso ter alguns cuidados antes, durante e após o uso.
Por isso, se você pretende diminuir o uso dos óculos, veja neste texto quem pode usar lentes de contato com grau, os cuidados que se deve ter com o produto e descubra quais são os tipos indicados para cada necessidade.

Quem pode usar lentes de contato com grau?

As lentes de contato servem para corrigir problemas de visão, como hipermetropia, miopia, presbiopia e astigmatismo. Porém, nem todo mundo pode usar o produto.
Pessoas com alergia ocular, possuem os olhos muito ressecados ou têm algum problema na córnea não podem usar lentes de contato. Caso você não tenha nenhum tipo de restrição, o uso do produto está liberado.
Contudo, é importante consultar um oftalmologista antes para garantir que você realmente pode utilizar lentes de contato. É o médico quem vai avaliar o seu grau e indicar o melhor tipo de lente de acordo com as suas necessidades.
É possível usar o produto em ocasiões específicas, com certa frequência e, até mesmo, todos os dias, mas você precisa entender como usar corretamente as suas lentes de contato com grau.

Tipos de lente de contato

Os tipos de lente de contato variam conforme o material, o descarte e com o grau que precisa ser corrigido. O modelo ideal para você deve ser seguido conforme as recomendações do oftalmologista.
Antes de entender como usar lentes de contato com grau, é importante saber quais são os tipos existentes no mercado. Conheça e compreenda a diferença de cada modelo.

Material das lentes de contato

As lentes de contato podem ser rígidas — mais recomendadas para graus elevados ou ceratocone — ou gelatinosas — com textura diferente e mais indicadas para miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia. Porém, só o oftalmologista será capaz de indicar qual é a melhor para a sua necessidade.

Tipos de descarte de lentes de contato

As lentes de contato podem ser descartadas diária, quinzenal, mensal ou anualmente. O descarte varia conforme o tipo do produto e, também, com as fabricantes.

Necessidade de correção

As lentes para miopia são indicadas para quem possui dificuldade de enxergar de longe, já para hipermetropia é o contrário. São usadas por pessoas que não enxergam perfeitamente de perto.
Além disso, existem lentes de contato multifocais, indicadas para quem tem presbiopia, condição conhecida como vista cansada e que afeta principalmente as pessoas acima de 40 anos.
Já as lentes tóricas são indicadas para quem tem astigmatismo, ou seja, que possui uma distorção na curva da córnea. Pessoas com essa condição enxergam objetos embaçados ou distorcidos.

Como usar as lentes de contato com grau

As lentes de contato com grau podem ser usadas durante o dia, à noite e, até mesmo, ao praticar exercícios físicos. Elas proporcionam maior conforto e liberdade para você realizar diversas tarefas do dia a dia.
Se você nunca usou o produto, talvez esteja se perguntando “como colocar a lente de contato?”. Não se preocupe! A gente te explica passo a passo e te ensina, também, a retirá-las.
É importante saber que antes de manusear as lentes de contato você precisa lavar e secar bem as mãos. Porém, vamos falar sobre os cuidados necessários um pouco mais para frente.

Colocar lente de contato com grau

Para colocar, puxe levemente a sua pálpebra inferior com o dedo médio e levante o olho. Depois, coloque a lente de contato na ponta do dedo indicador, insira no olho e deslize-a para se encaixar perfeitamente.

Retirar lente de contato com grau

Para tirar? Como tirar a lente de contato? Faça uma espécie de pinça com o dedo indicador e o polegar e retire cuidadosamente o produto de seus olhos. É importante lembrar de estar com as unhas curtas tanto para não se machucar como para não rasgar as lentes. Após, descarte ou guarde-a no estojo apropriado.
Uma dica de como usar corretamente as lentes de contato com grau é fazer todo esse processo em frente ao espelho. Assim, você pode ver se elas estão na posição correta e bem colocadas em seus olhos.

Cuidados que você deve ter ao usar lentes de contato com grau

Alguns cuidados com a lente de contato são essenciais para garantir a saúde dos seus olhos e evitar problemas, como infecções. Se o seu produto for de descarte quinzenal, mensal ou anual é preciso ter ainda mais atenção.

Descarte as lentes de contato no tempo certo

É muito importante descartar as lentes de contato no tempo adequado. Usar além do prazo de validade pode causar sérios danos à sua visão. Caso você compre o produto que possua o descarte prolongado, lembre-se sempre de higienizar com a solução adequada.

Mantenha as lentes de contato higienizadas

A higiene começa antes do manuseio, ao lavar bem as mãos com água e sabão. Se o seu produto não for de descarte diário, será necessário limpar as lentes de contato com o produto específico, deixá-las submersas com a solução de limpeza e armazená-las no estojo.

Não durma com as lentes de contato

Por mais que as lentes de contato possam ser utilizadas à noite, elas não podem ser usadas durante o sono. Antes de dormir você deve retirar, higienizar, guardar no estojo e colocá-las em seu olho somente no outro dia.

Agora que você já sabe como usar lentes de contato com grau, acesse o nosso site, confira as ofertas disponíveis e faça sua compra! Temos diversos modelos e marcas para te atender conforme a sua necessidade.