Dia Mundial do Meio Ambiente

 
Conscientização para o descarte correto das lentes de contato.

O dia 05 de junho é marcado pelas ações de conscientização quanto a necessidade da preservação do meio ambiente, considerando que as lentes de contato são produtos de descarte programado, você já se perguntou se elas são recicláveis?

Para ter uma ideia, se você usa lentes de descarte mensal com descare regular a cada 30 dias, durante o ano são 24 lentes de contato que são descartadas no meio ambiente.

Agora multiplique isso por 125 milhões de usuários de lentes de contato em todo o mundo, são 3 bilhões de lentes em média descartadas todo os anos, sendo que o número de usuários cresce a cada ano, muito por conta da miopia advinda do uso excessivo do celular.

Se levarmos em conta que as lentes de contato têm programa de descarte diário, quinzenal, mensal, trimestral e anual este número poder ser ainda maior.

As lentes de contato são fabricadas a partir da mistura de diversos tipos de polímeros, motivo pelo qual sua reciclagem é muito difícil, principalmente no Brasil, assim descartá-las no lixo reciclável por aqui não é a melhor opção.

Jogá-las em pias ou vasos sanitários também não é o ideal, afinal as lentes não são biodegradáveis, acabam poluindo rios, mares e oceanos ameaçando a sobrevivência de várias espécies animais, pois acabam não sendo retidas em estações de tratamento de água.

Mas afinal, como devemos descartas as lentes de contato?

Por mais estranho que possa parecer a resposta é: lixo comum, sendo atualmente a única forma das lentes não acabarem nos oceanos. Já as caixas e blisters devem ser descartados no lixo reciclável, papel, plástico, vidro e metal, no caso do lacre dos blisters.

Lembrando que os estojos porta-lentes e embalagens de solução de limpeza devem ser descartados de forma correta o lixo plástico.

Os Estados Unidos contam com um programa de coleta seletiva para lentes de contato, lá o fabricante Bausch Lomb em parceria com a TerraCycle (empresa especialista em soluções para resíduos de reciclagem complexa) desenvolveu o One By One, (um por um), projeto que espalhou coletores de lentes e blisters nas clínicas de oftalmologia, que depois de recolhidos são reciclados e transformados em plástico.

A cada 900 gramas de material descartado, a Bausch Lomb doa um dólar para Optometry Giving Sight (uma iniciativa global para prevenir cegueira e ajudar pessoas com a visão prejudicada).

A Bausch Lomb também patrocina o programa Biotrue ® Eye Care Recycling que permite consumidores que participam reciclem adequadamente todas as marcas de suas unidades de dose única de colírio, estojos de lentes e tampas de solução para lentes, bem como frascos de colírios.

Os itens podem ser enviados para a TerraCycle usando uma etiqueta de remessa pré-paga. Quando os resíduos chegam às instalações da TerraCycle, são limpos e derretidos em pellets de plástico rígido que podem ser usados para fazer novos produtos reciclados.

Desde o início de 2021 quando foi lançado, o programa Biotrue ® Eye Care Recycling da Bausch Lomb, que é o primeiro e único programa de reciclagem de cuidados com os olhos nos Estados Unidos, coletou mais de 65.000 unidades de dose única de colírio, estojos para lentes e tampas de solução para lentes, bem como frascos multidose de colírio Biotrue ® Hydration Boost Lubricant. O programa de reciclagem ONE by ONE coletou mais de 41 milhões de unidades de lentes de contato usadas, películas superiores e embalagens blister desde o lançamento em 2016.

Na Austrália existe um programa parecido que coleta as lentes de contato usadas para transformá-las em bancos de praça e canteiros, também arrecadam dinheiro para instituições de atenção à saúde ocular.

Fazendo a nossa parte

Pequenas atitudes no nosso dia a dia impactam positivamente no meio ambiente quando somadas e a Lentes Web quer junto com você contribuir com o cuidado do no nosso planeta.

Enviamos suas lentes em caixas de papel, material 100% reciclável sendo que você ainda pode dar várias destinações antes de descartá-las corretamente:

• Use as caixas para guardar suas lentes de contato, nela você pode anotar a data da sua última compra, grau e modelo das lentes, além do número do seu último pedido para utilizar estes dados na recompra com um clique;

• Guardar objetos menores que ficam perdidos nas gavetas como material de escritório;

• Guardar bijuterias e acessórios de cabelo;

Todos nós precisamos cuidar da saúde do nosso planeta.


Continue também cuidando de sua saúde ocular, consulte regularmente seu oftalmologista, respeite o programa de descarte das suas lentes, além de sempre higienizá-las corretamente com solução de limpeza e conservação adequados e manter seu estojo sempre limpo.