Existe lado certo para colocar as lentes de contato?

 
Existe lado certo para colocar as lentes de contato?

As lentes de contato gelatinosas são finas e bem maleáveis, por isso mesmo usuários experientes tem certa dificuldade em perceber se as lentes estão ou não do lado certo antes de colocá-las.

Pensando nisso a Lentes Web preparou algumas dicas para te ajudar nessa missão, e traz alguns métodos bem eficientes.

Ao colocar a lente de contato na ponta do dedo indicador com as bordas viradas para cima, olhe a lente pela lateral.

Para estar do lado correto as lentes de contato devem estar no formato “meia bola”, com as bordas mais arredondadas, conforme a imagem 1.

Caso as lentes de contato estejam do avesso, ou seja, do lado errado o formato será de um “prato fundo”, como na imagem 2.

Para algumas marcas de lentes de contato a diferença pode ser bem sutil, mas ainda assim perceptível.

Outra forma simples de verificar o lado correto das lentes é pressioná-las tentando encostar as bordas, você pode colocá-las na palma da mão ou entre o dedo polegar e indicador.

Entre o polegar e o dedo indicador se as bordas das lentes de contato de tocarem as lentes estarão do lado certo, no caso de formar um arco então estarão do lado avesso.

Na palma na mão a lógica é a mesma, se as bordas da lente de contato se tocarem a lente está do lado correto, mas caso as bordas virem para fora estarão do avesso.

Com o tempo de uso a identificação do lado correto das lentes de contato fica mais fácil.

Se ao colocá-las sentir dificuldade ou incômodo é um sinal de que as lentes podem estar do avesso.

Colocar as lentes de contato do lado errado não machuca os olhos tampouco danifica as lentes, mas caso aconteça de colocar as lentes de forma errada basta tirá-la, enxaguá-la novamente na solução de limpeza e recoloca-las.

Agora ficou muito mais fácil, não é mesmo?

Outros cuidados que você pode tomar para colocar suas lentes são:

• Fechar o ralo da pia antes de manusear as lentes, pode evitar a perda;

• Higienizar as mãos antes de manusear as lentes evita irritação ou infecção;

• Enxaguar as lentes de contato com solução de limpeza ou soro fisiológico estéril para a remoção de possíveis fiapos ou partículas, o soro também pode ser utilizado para remover o possível excesso de solução das lentes, o que para alguns usuários proporciona mais conforto no uso;

Mas lembre-se, jamais utilize o soro para armazenar as lentes! Para armazenamento somente solução de conservação específica, pois armazenar em soro pode danificar suas lentes, além disso o soro não tem propriedade esterilizante e pode contaminar suas lentes de contato e consequentemente seus olhos;

• Sempre verificar se as lentes estão limpas, úmidas e sem fissuras, para isso coloque as lentes de contato na ponta do dedo contra a luz, caso esteja seca umidifique com a solução ou soro, mas se estiver danificada descarte-a a inicie o uso de uma nova lente;

• Somente utilizar colírios lubrificantes compatíveis com lentes de contato;

• Visite regulamente seu oftalmologista, nós indicamos que você refaça seus exames sempre antes de renovar seu estoque de lentes de contato, assim você garante que sua saúde ocular estará em dia.

Para te ajudar a cuidar mais de suas lentes de contato, a Lentes Web elaborou um checklist de bons hábitos de uso e cuidado com as lentes de contato.


A equipe de atendimento da Lentes Web pode te ajudar a esclarecer todas as suas dúvidas. Fique ligado em nossos próximos artigos aqui no blog!