Descarte das lentes de contato: Tudo o que você precisa saber

 
Descarte das lentes de contato: Tudo o que você precisa saber

As lentes de contato são um dos produtos mais delicados no campo da saúde oftalmológica, devido ao seu contato direto com o olho, especificamente com a pupila e a íris, portanto, é de extrema importância saber sobre o descarte das lentes de contato, levando em consideração detalhes como sua marca e sua data de validade.

Desses elementos, o mais importante é a data de validade, já que, automaticamente, quando excede essa data, as lentes deixam de ser seguras e podem ser a causa de problemas a longo prazo.

Para ajudar você a entender mais sobre o descarte das lentes de contato, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco agora mesmo!

Como você sabe quando é a hora do descarte das lentes de contato?

Quase todas as lentes de contato têm a data de validade marcada em sua respectiva caixa ou embalagem e, dessa forma, esta é a maneira mais ideal de acompanhar quando a lente expirará.

No entanto, em muitos casos, a caixa da lente é perdida e essa data se torna difícil de saber. Contudo, se você comprou lentes de contato diárias, sabe que o descarte das lentes de contato deve ser feito após 8 horas de uso.

Se forem mensais, após 30 dias, e assim por diante. Contudo, para que as lentes de contato durem conforme o esperado, alguns comportamentos devem ser evitados a todo custo.

Perigo de lentes de contato expiradas

Lentes de visão expiradas podem causar muitos perigos aos olhos. Na verdade, complicações podem ocorrer ao usar suas lentes oculares após a data de validade. Infecções e úlceras são as complicações mais comuns.

Mas em casos extremos, isso também pode levar à cegueira. Além disso, não é recomendado dormir com suas lentes de contato, a menos que essas sejam adaptadas para isso.

Comportamentos que diminuem a durabilidade das lentes

De fato, uma série de comportamentos tendem a reduzir a vida útil das lentes de contato. Esses são:

Não lavar bem as mãos

A higiene correta é essencial para manusear lentes de contato. Não basta ter lavado as mãos há algum tempo, você deve lavar as mãos pouco antes de tocar nas lentes de contato, porque qualquer menor vestígio de sujeira que tenha sido adquirido pode ser levado aos olhos.

Não lavar as lentes de contato com água

Quando as lentes de contato são macias, elas não podem estar em contato com água. A água devido ao seu estado e composição natural tem uma série de microrganismos que podem se depositar no cristalino e produzir uma infecção grave. Use somente soluções de limpeza específicos para lentes de contato.

Não tomar banho ou nadar com lentes de contato sem cuidados especiais

Novamente, a combinação de água e lentes de contato pode ser desastrosa. Nesse sentido, deve-se evitar ao máximo que as lentes de contato não fiquem molhadas ou contaminadas.

Não deixar de limpar as lentes de contato quando forem usadas por dias

Há certos dias em que não há a necessidade de colocar lentes de contato. No entanto, o líquido da lente de contato que colocamos em nosso estojo perde suas propriedades de conservação ao longo do tempo.

Portanto, se você passou um ou mais dias com as lentes dentro do estojo sem trocar a solução, é possível que, quando usada, elas não estejam completamente limpas.

Use produtos específicos para lentes de contato

É fundamental que você use os produtos certos para conservar suas lentes de contato. Caso contrário, logo elas se tornaram inutilizáveis.

Além disso, é essencial que, após colocar suas lentes de contato nos olhos, você utilize um colírio (indicado pelo seu médico) para lubrificar as lentes e assim, permanecerem mais confortáveis nos olhos.

Para manter a saúde dos seus olhos, o manuseio correto de suas lentes é um passo muito importante. Por isso, leve isso a sério.

Em suma, nunca use lentes que estão contaminadas ou com um aspecto diferente do normal. Se suspeitar de alguma dessas situações, descarte as lentes imediatamente.

Onde comprar lentes de contato?

Se você deseja comprar lentes de contato, o melhor lugar para fazer isso é na Lentes Web. Além de priorizar a qualidade do material usado, nós temos o envio mais rápido do Brasil.

Se suas lentes de contato estão fora do período de validade, é essencial comprar novas. Para isso, utilize a opção de “envio turbinado” em nossa loja. Dessa forma, você as receberá no menor prazo possível.

Essas são vantagens que você não encontra em qualquer lugar! Por isso, não deixe de entrar em contato conosco para saber mais!


Gostou de saber mais sobre o descarte das lentes de contato? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!