Lentes de contato e Óculos: Quais são as diferenças?

 
Lentes de contato e óculos: quais são as diferenças?

Enquanto para algumas pessoas os óculos fazem parte da roupa habitual, outras são defensoras da lente de contato. De fato, tanto os óculos quanto as lentes se desenvolveram constantemente ao longo dos anos e têm suas vantagens e desvantagens. Mas quais as diferenças entre as lentes de contato e óculos?

Para ajudar você a entender mais sobre as diferenças entre lentes de contato e óculos, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Ficou interessado em saber mais? Então acompanhe conosco!


Vantagens dos óculos

Quase todas as formas de deficiência visual podem ser tratadas com óculos sem problemas. Os óculos também oferecem as seguintes vantagens:

•Os óculos são práticos e flexíveis, pois podem ser colocados e removidos a qualquer momento.

•Um par de óculos não força os olhos se for corretamente compatível com a respectiva prescrição. O olho não é tocado, os óculos assumem a função da lente "a uma distância segura".

•Os óculos protegem o olho de influências externas, como correntes de ar, poeira, insetos ou areia.


Desvantagem dos óculos

Óculos são frequentemente vistos como um acessório da moda, mas nem todo mundo gosta de óculos. Especialmente crianças e adolescentes muitas vezes acham os óculos embaraçosos ou até são provocados por outras crianças por isso.

Mas os adultos também costumam interferir com seus óculos quando se trata de aparência. Sob os óculos, você dificilmente pode ver a maquiagem, por exemplo.

Além disso, os óculos têm outras desvantagens:

•Óculos não são adequados em todas as situações para compensar problemas visuais. Assim que é removido, a deficiência visual está de volta. No esporte, além disso, deve ser removido, caso contrário, também acarreta um certo risco de lesões.

•Óculos de sol precisam de lentes com a prescrição certa ou devem ser usados sobre os óculos.

•Se os óculos não se encaixarem corretamente, eles podem fazer pressão no nariz ou atrás das orelhas.


Vantagens das lentes de contato

As lentes de contato são adequadas para ocultar uma deficiência visual discretamente. Contudo, até mesmo uma mudança na cor dos olhos é possível.

Além disso, as seguintes vantagens podem ser atribuídas as lentes de contato:

•Elas também podem ser usadas na sauna e durante esportes.

•Existem lentes diárias e mensais, para que possam ser trocadas regularmente se o risco de infecção for aumentado.

•Também em relação a aspectos da moda e maquilagem, as lentes de contato não precisam ser levadas em conta.

•As lentes de contato podem ser facilmente combinadas com óculos de sol normais.

•Mesmo casos difíceis, como curvatura da córnea, podem ser corrigidos com lentes de contato especiais.


Desvantagens das lentes de contato

Embora haja a lente de contato certa para cada caso especial, isso pode ser muito caro. Além disso, se as lentes de contato forem usadas por muito tempo ou de uma forma errada, também podem ocorrer problemas. Em muitos casos, a inflamação das pálpebras é desencadeada por maus hábitos envolvendo as lentes de contato.


Quais as diferenças entre as lentes de contato e óculos?

Se você quiser mudar de óculos para lentes de contato, primeiro é necessário determinar os valores corretos das lentes de contato.

Isso porque, as lentes de contato têm valores diferentes dos óculos, pois estão a uma distância maior do olho. Também não é fácil converter os valores do óculos em valores da lente de contato.

O ideal é, portanto, procurar o médico oftalmologista. Apenas ele pode determinar se o olho é adequado para o uso de lentes de contato e medir os valores corretos.

Entre outras coisas, a quantidade e a composição do fluido lacrimal também afetam a escolha da lente de contato certa.


As lentes de contato e óculos podem ser usados alternadamente?

Basicamente, uma combinação de lentes de contato e óculos não é um problema. Muitos iniciantes em lentes de contato usam os dois recursos visuais alternadamente para acostumar lentamente os olhos às lentes.

Ao combinar óculos e lentes de contato, deve-se levar em conta que ambos os aparelhos visuais devem ter valores precisamente adaptados ao olho, caso contrário, eles forçam o olho e tonturas e dores de cabeça ocorrem.

Mas mesmo que a deficiência visual tenha sido determinada atualmente e ambos os auxílios visuais tenham sido adaptados a eles, pode ser que algumas pessoas não tolerem bem a combinação de lentes de contato e óculos.


Gostou de saber mais sobre as diferenças entre as lentes de contato e óculos? Então não deixe de acompanhar os demais artigos do blog, temos muitas outras novidades para você!